“Os Pesadelos de Anita Malfatti”

Literatura, música, escultura, poesia, pintura. Misture tudo isso e acrescente artistas com sede de inovação e um desejo imenso de romper com as algemas do passado. Pronto! Tem-se os elementos principais para o evento que revolucionou a arte no Brasil do século XX: A Semana de Arte Moderna, ou como muitos conhecem, A Semana de 22, alcunha recebida pelo evento ter ocorrido entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922.

O local foi o Theatro Municipal de São Paulo e como principais representantes temos grandes nomes da Literatura como Oswald de Andrade e Mário de Andrade; na pintura destacam-se Anita Malfatti e Di Cavalcati; Heitor Villa-Lobos e Guiomar Novaes, dentre outros, encarregaram-se de apresentações musicais.

Para a época, as ditas manifestações foram consideradas subversivas, quase todos os artistas vanguardistas tiveram suas obras severamente criticadas, porém, nenhum desses julgamentos foram encorpados o suficiente para impedir a projeção ideológica que a Semana de Arte Moderna obteve para a arte no Brasil.

Tal herança nos acompanha até os dias atuais. E, exatamente por se sentir vinculados a esse passado tão consistente em nossa história artística, que o grupo de teatro do Colégio Objetivo da cidade de São Roque elaborou a Peça: “Os Pesadelos de Anita Malfatti” a fim de homenagear, não somente esse marco na história da nação, mas também a artista Anita Malfatti.

A estreia da peça está programada para dia 11 de novembro de 2017 às 20h no Centro Educacional e Cultural de Mairinque – CEMEC. A entrada? Apenas 1kg de alimento não-perecível ou um kit de higiene pessoal – material a ser doado para instituições de caridade da região de Mairinque. Todos estão convidados a apreciar a sessão.